![Tomaz Silva/Agência Brasil Horta na propriedade de Waldir Pollack em Paracatu de Baixo, distrito de Mariana, no local são cultivadas cerca de 40 variedades de hortaliças e legumes.](https://imagens.ebc.com.br/MDRXYuyTSC1TvbNrbocLZZEGXKU=/1170x700/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/tmazs_abr_05071918436.jpg?itok=Uz1Fxp_q)
© Tomaz Silva/Agência Brasil
As instruções são protetivas à saude dos trabalhadores
Publicado em 24/04/2020 - 13:20 - Por Agência Brasil - Brasília/Site EBC
A imagem da capa do site Multisom é merametnte ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) publicaram cartilha ilustrada com 35 recomendações gerais de higiene para cuidados durante a colheita, o transporte e o alojamento dos trabalhadores.
As instruções da cartilha são protetivas à saude dos agricultores, em especial à disseminação do novo coronavirus que provoca a pandemia da covid-19. A publicação pode ser acessada pela internet no link.
Por se tratar de recomendações, o documento não impõe regras e visa unicamente consolidar diretrizes já estabelecidas e o incremento de higienização durante avidade de colheita de produtos vegetais”, descreve a apresentação da cartilha.
A cartilha será útil aos agrônomos em toda cadeia produtiva de diversas culturas. Conforme o calendário divulgado pelo Mapa, no atual período de outono “estão em colheita culturas como algodão, arroz, feijão (em algumas regiões logo já começa a 2º safra), milho (1º safra); soja, entre outras”.
As fases de plantio e colheita de cada cultura variam de acordo com a região. Segundo o ministério, devido à dimensão do território nacional é possível a realização de até três safras de grãos no mesmo ano agrícola.
Edição: Valéria Aguiar